Texto Narrativo
Convém conhecer quais são as características de algumas tipologias textuais para não se confundir na hora de escrever uma redação no seu concurso. Antes de prosseguir, vou definir o que é uma tipologia textual. Uma tipologia é uma estratégia de classificação que se baseia em uma identificação de características semelhantes. Logo, pensamos nas características semelhantes entre os textos.
- Narração: usualmente identificado como tipologia centrada em contar algo que ocorreu, real ou ficticiamente.
- O foco de toda narração está nas ações, portanto é muito comum observar relatos com verbos flexionados no pretérito.
- Personagens: um texto narrativo possui personagens, que aparecem com algum tipo de descrição (física ou psicológica) e que praticam as ações do texto.
- Tempo: que mostra a progressão do texto. Pode ser bem marcado por datas e horas (cronológico), não marcado (psicológico) ou obedecer ao fluxo do texto – sem marcação precisa (da narrativa).
- Espaço: local (locais) onde ocorre a narrativa. Pode ser aberto (ação em vários lugares) ou fechado (ação em apenas um lugar).
- Trama: sequência de eventos que determina uma narrativa. São eles: situação inicial, conflito, nó, clímax e desfecho.
Exemplo de texto narrativo:
O homem nu
(Fernando Sabino)
Ao acordar, disse para a mulher:
— Escuta, minha filha: hoje é dia de pagar a prestação da televisão, vem aí o sujeito com a conta, na certa. Mas acontece que ontem eu não trouxe dinheiro da cidade, estou a nenhum.
— Explique isso ao homem — ponderou a mulher.
— Não gosto dessas coisas. Dá um ar de vigarice, gosto de cumprir rigorosamente as minhas obrigações. Escuta: quando ele vier a gente fica quieto aqui dentro, não faz barulho, para ele pensar que não tem ninguém. Deixa ele bater até cansar — amanhã eu pago…
Gradualmente você acompanhará mais conteúdos desse tipo. Portanto, é importante estar atento às postagens para não perder nenhum conteúdo.
Grande abraço!