dicas de portugues

5 palavras que vão “bugar” a sua mente

Existem palavras na Língua Portuguesa que desafiam os falantes. Algumas exigem memorização, principalmente quando o assunto é relativo ao gênero gramatical da palavras. Neste artigo, eu vou apresentar para você 5 palavras que vão bugar a sua mente. Essas mesmas palavras são as mais comuns nas pegadinhas de provas.

  1. Alface

Muita gente manda na trave o gênero da palavra, mas é importante que você sabia que essa é uma palavra FEMININA, ou seja, a forma correta é a alface. Pablo, mas é o pé de alface. Masculino é o pé, não a alface.

2. Omoplata

Uma pegadinha comum é o gênero da palavra omoplata. Sim, era o nome antigo da nossa escápula e o gênero é feminino. Ou seja, você deve dizer a omoplata.

3. Cal

Sim, trata-se de outra palavra feminina. Por mais que as pessoas queiram dizer “o cal”, a forma correta é “a cal“. Tanto que você lê no saquinho “cal hidratada”.

4. Dó

No sentido de pena, o substantivo que designa esse sentimento é masculino, ou seja, a forma correta é o dó, um dozinho, um dó de alguém.

5. Mascote

Está aí outra palavra que vira uma pedra no sapato da galera. O gênero da palavra “mascote” não depende do bichinho. Trata-se de uma palavra feminina, ou seja, a forma correta é a mascote.

Gostou dessas explicações, confira então isso e muito mais lá no meu canal do YouTube.

Se você gostou muito desse artigo, experimente ler o meu livro, clicando no link a seguir: https://www.pablojamilk.com.br/ebook-cap/

Padrão

Um comentário sobre “5 palavras que vão “bugar” a sua mente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.