Cuidados estruturais para o texto

1. Rascunho (tempo e momento de fazer).

O rascunho SEMPRE deve ser feito.

Jamais entregue uma redação sem ter feito o rascunho previamente. Ele serve para que você tenha capacidade de discernir entre boa ou má escrita e que haja a possibilidade de corrigir algo que não tenha ficado bom. O rascunho é sempre o primeiro item que deve ser resolvido na prova, afinal, se não entregar a redação, não passa no concurso. Deixe para fazer a versão definitiva depois de ter passado o gabarito da parte objetiva, assim você terá tempo de “ler o seu texto com outros olhos”.

2. Tipo de caneta.

Sempre faça redações com caneta esferográfica de cor PRETA.

Não questione, apenas siga essa informação! Se preciso for, leve 10 canetas para o dia da prova.

3. Erros.

Caso você erre na grafia de alguma palavra, o recurso a ser usado é o “tachado”, ou seja, passe um traço apenas sobre a palavra.

4. Letra.

O critério para a análise da letra em uma prova discursiva é apenas o da legibilidade. Isso quer dizer que sua letra não deve ser bonita, apenas legível. Recomenda-se não misturar registros de letras, mas se sua caligrafia sempre utilizar isso, não há problema.

5. Hífen.

O hífen deve sempre ser colocado ao lado da palavra, nunca o coloque abaixo.

6. Parágrafos.

Faça uma divisão equânime de seus parágrafos: tente equilibrar a quantidade de linhas, seguindo a lógica: 3 – 4 para uma introdução; 5 – 7 para um desenvolvimento e 4 – 5 para uma conclusão. Esses valores são calculados para um texto com até 30 linhas.

7. Extensão do texto.

Tente utilizar períodos curtos e em ordem direta. Eles facilitam a leitura e deixam a correção mais agradável.  Lembre-se de que você não está tentando ser um novo Graciliano Ramos, apenas quer passar no concurso.

8. Título do texto.

Coloque título em um texto apenas se a banca solicitar, do contrário, não coloque título em sua redação.

9. Cópia de trechos do texto.

Algumas bancas proíbem cópias do texto motivador. Uma maneira de burlar isso consiste em usar apenas a estrutura do texto base, ou mesmo a estrutura dos textos da prova de Língua Portuguesa. Isso serve para os desesperados que não fazem ideia de como começar um texto ou como introduzir uma sentença. A banca FCC não costuma fornecer um texto motivador tão longo que possa servir para copiar algo.

10. Margens (texto justificado).

Busque não deixar muitos espaços no fim das linhas. É importante que você busque entregar um texto com uma referência estética, ou seja, bem apresentável.

Esses são alguns dos cuidados essenciais que você deve ter no momento de compor uma redação em uma prova de concurso público! Esses meros detalhes podem fazer a diferença entre um texto simplório e um texto fantástico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.