Sintaxe
Como vai, guerreiro do concurso! Tudo bem? Aqui é o Professor Pablo Jamilk! Vamos começar agora uma jornada pelo mundo das funções sintáticas. Essa parte da Língua Portuguesa é fundamental para compreender conteúdos como concordância, colocação pronominal e pontuação. A única dificuldade que você terá nessa aula será a de parar de ler o livro, porque Sintaxe é o melhor de todos os conteúdos de Língua Portuguesa! Quem domina Sintaxe, domina o mundo. É preciso que você estabeleça metas para trabalhar com esse conteúdo: aprendendo uma função de cada vez, sem neuras, você conseguirá resolver quaisquer questões a respeito desse assunto. Vamos ao trabalho!
Definições
Sintaxe é a parte da Gramática normativa que estuda a função que os termos estabelecem entre si quando em um período. É muito importante não confundir com a Morfologia, que tem a ver com a classificação das palavras. Por exemplo, na frase: Eu li a redação. A palavra “Eu” é um pronome (morfologicamente falando) que funciona na oração em que aparece como o sujeito (sintaticamente falando) do verbo “ler”.
Por que rola uma confusão?
Porque as bancas costumam cobrar os aspectos “morfossintáticos”, ou seja, querem que você saiba o que aquela classe de palavra está fazendo (desempenhando como função sintática) em determinada sentença.
Para não errar, lembre sempre que a análise sintática tem a ver com a estrutura funcional do período. Isso quer dizer você deve primeiro reconhecer a classe e depois analisar toda a oração.
Para saber mais propriamente o que isso significa, convém fazer uma distinção:
- Frase: qualquer sentença que seja dotada de sentido. Basta ter sentido para ser uma frase.
- Oração: frase que se organiza em torno de uma forma verbal. Sem verbo é impossível fazer análise sintática.
- Período: trata-se do conjunto de orações e pode se dividir em:
- Simples: apenas uma oração (oração absoluta).
- Houve uma discussão sobre a proposta.
- Composto: mais de uma oração.
- Pedro disse que houve uma discussão sobre a proposta.
- Misto[1]: mais de um processo de composição de período.
- Pedro disse que houve uma discussão sobre a proposta e que não mais falaria sobre o assunto.
- Simples: apenas uma oração (oração absoluta).
A fim de facilitar o estudo da Sintaxe, é interessante começar com uma divisão do período simples, ou seja, estudar quais são os termos da oração.
Vejamos:

Sem medo de errar, as funções mais importantes para que você se dê bem nas provas de língua portuguesa são essas que marquei em negrito no texto. Isso não quer dizer que você possa ficar sem estudar as demais. Tome vergonha!
[1] É raríssimo haver questões a respeito do período misto. Portanto, não tratarei desse assunto nessa aula.