Estrutura do texto dissertativo
A estrutura de um texto dissertativo é extremamente simples, porém essa simplicidade pode passar despercebida pelo candidato na hora da prova.
- Introdução: que deve conter a apresentação do tema. Deve ser simples e direta, de modo a evitar “enrolações”.
- Desenvolvimento: a parte substanciosa do texto, pois contém as explicações (no caso de expositivo) ou os argumentos (no caso de um argumentativo).
- Conclusão: a parte em que o texto deve retomar a introdução e reafirmar o que se discute nos parágrafos do desenvolvimento.
Introdução
Consiste nas boas-vindas do texto. A exigência da introdução é a clareza, ou seja, deve ficar evidente para o corretor do que o texto há de tratar. Não se deve confundir isso com mera cópia do tema, o que é proibido. Deve-se apresentar o assunto da redação e, se o texto exigir um posicionamento, que ele já apareça o início do texto.
Proibições da introdução
- Iniciar com a mesma sentença do tema (cópia).
- Iniciar o texto com pronome demonstrativo.
- Escrever um parágrafo de “preparação”.
- Iniciar o texto com a palavra “atualmente”.
- Iniciar o texto com a expressão “No Brasil contemporâneo”.
Estratégias de introdução: A seguir algumas estratégias para auxiliar na composição da introdução de um texto.
- Declaração:
- “Não há como negar que o assunto relativo ao pleito eleitoral representa algo de relevante para a o cidadão brasileiro.”
- Questionamento:
- Existe um questionamento presente a cada eleição no Brasil: quais são os critérios para a escolha de um representante?
- Relação de opostos:
- Há dois pontos distintos bem claros na sociedade brasileira com relação à redução da maioridade penal: a defesa da não-consciência do resultado da ação por parte do indivíduo e a ideia de que a idade proposta já é suficiente para a maturidade.
- Referência histórica:
- O problema relativo à violência urbana não é de hoje. Desde o ano de XXXX, registra-se um índice de ocorrências que supera a expectativa para um país como o Brasil.
- Palavra-chave:
- Obsolescência. Ao que parece, esse é o termo que melhor resume a cultura na sociedade de consumo.
O desenvolvimento
O desenvolvimento é a parte mais importante do texto, pois é nele que os elementos de avaliação estarão em sua maior parte. Argumentos e explicações devem estar nessa parte, para que o corretor possa avaliar com mais precisão. É preciso lembrar que deve haver progressão no assunto, ou seja, não é possível falar apenas sobre um item do tema, é preciso desenvolvê-lo. Deve haver lógica no desenvolvimento da argumentação, observando o critério de não-repetição e não-contradição. A sugestão é que haja de dois a três parágrafos de desenvolvimento para um texto de até 30 linhas.
Estratégias de desenvolvimento
Veja algumas estratégias para desenvolver um texto dissertativo.
- Relação de causa e consequência:
- Como existe grande dificuldade de entender o que é uma plataforma política, a população fica sem referência na época das eleições. Isso faz com que a ideia de alheamento politico comece a se desenvolver mais fortemente, afinal, há uma tendência a repudiar aquilo que não se entende.
- Enumeração de fatores.
Tema: Quais são as vantagens da utilização da tecnologia na educação em um contexto no qual é grande o número de analfabetos?
- É preciso saber que há vantagens. Não se pode contradizer a proposta.
- Tecnologia quebra barreiras espaciais de aprendizagem.
- Pode haver auxílio no desenvolvimento de indivíduos com dificuldades cognitivas.