O que é a prova discursiva?
É a parte da prova que serve para o candidato mostrar um pouco de si. Mostrar que possui conhecimentos a respeito de algum assunto e que possui capacidade de escrever um texto sobre um tema particular com coesão e clareza.

Por que estudar redação?
A necessidade de estudar redação é evidente pelo critério de avaliação que as provas atuais de concurso costumam exigir, ou seja: a prova discursiva atualmente serve como elemento de eliminação do excedente nos concursos. Saber escrever um bom texto significa estar na frente do concorrente.

Existem técnicas para se estudar redação?
Sim, existem técnicas para estudar redação, porém nenhuma é milagrosa. Fazer análise de outros textos escritos, construir resumos e extrair trechos que servem para iniciar partes de um texto são estratégias que costumam funcionar. Há que se lembrar, no entanto, que nada supera a prática cotidiana de escrita.

Essa redação é igual à do Ensino Médio?
A redação de concursos difere essencialmente das redações produzidas no Ensino Médio pelo fato de não haver a necessidade de “criatividade” nos certames direcionados para os concursos públicos. Evidentemente, a superação do senso comum em um texto argumentativo é fundamental, porém os examinadores buscam apenas um texto com progressão e lógica. Além disso, os temas atualmente são mais específicos e voltados para a área específica do concurso.

Que tipo de texto mais aparece em concurso público?
O texto de natureza dissertativa é praticamente uma unanimidade. Nele é possível avaliar a capacidade argumentativa ou expositiva dos candidatos.

Como eu sei que serei capaz de escrever uma boa redação?
A capacidade de escrever uma boa redação congrega dois fatores: o primeiro é o conhecimento relacionado ao assunto de que o texto trata; e o segundo é a competência para estruturar um texto, ou seja, entender como explicar, exemplificar, introduzir, argumentar e concluir em um texto. Se um desses dois itens faltar, a probabilidade de o texto não ser bom é grande.

Como e quanto praticar da redação?
Deve-se praticar a escrita todos os dias, ao menos um texto por dia. Desse modo, aprende-se a escrever com velocidade (o que conta muito no dia da prova) e segurança. É aconselhável que você tenha alguém que o possa acompanhar na análise dos textos, pois a opinião de outrem pode ajudar a reconhecer o que a leitura particular não percebe. É claro que isso é o cenário ideal, mas – se você não tiver tempo para escrever todos os dias – ao menos trate de trabalhar com resumos simples ao menos duas vezes por semana. Isso não deve tomar mais de uma hora do seu dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.