A banca ESAF

Por alguma razão, existe um mito a respeito da banca ESAF. Muita gente diz que se trata da banca com as questões mais difíceis, com as provas mais complexas. Nada disso. Na verdade, as provas de língua portuguesa dessa banca são mais cansativas do que complexas. Afirma-se isso pela estrutura da prova: para uma prova de 25 questões, é comum haver cerca de 20 textos. É certo que se trata de textos curtos e relativamente mais compreensíveis. Por isso, a prova acaba se transformando em uma maratona, que exige bastante estratégia: nem sempre é necessário ler o texto para responder às questões.

A banca ESAF (Escola de Administração Fazendária) é conhecida por ser a banca selecionada para os concursos da área fiscal, apesar de isso não se tratar de uma regra. Aliás, ultimamente a banca tem se demonstrado bastante “tímida”: com poucas provas e com uma tentativa inusitada de impedir que as questões sejam reproduzidas (de qualquer modo). A cada página, há uma recomendação para não copiar qualquer questão.

Por aquilo que nos é permitido ver, destacam-se as questões a respeito texto: organização dos parágrafos de um texto (questão que costuma dar trabalho); sentido das conjunções e sua permuta ao longo do texto; ortografia; pontuação e um pouco de compreensão e interpretação de textos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.