A banca FCC
A Fundação Carlos Chagas é também uma das bancas mais populares do Brasil. Conhecida por ser a examinadora que sempre está presente nos concursos dos tribunais, é uma banca que exige muito do candidato. Na realidade, não se trata de uma exigência relativa a um conhecimento muito aprofundado, mas sim de uma exigência relativa à capacidade de “fechar” uma prova, isto é, acertar todas as questões das matérias arroladas.
Quanto aos conteúdos abordados, é de se ressaltar que a FCC é conhecida como a banca do verbo. Há muitas questões sobre transitividade, conjugação, complementação, vozes verbais, correspondência de tempos e modos entre outros aspectos que o conteúdo de verbos exige.
Além dos aspectos verbais, é muito recorrente a abordagem de aspectos relacionados ao emprego dos pronomes (colocação, referenciação, regência com os relativos etc.) e das conjunções (principalmente para realizar a substituição de conjunções nas sentenças).
Há algumas questões para o reconhecimento das funções sintáticas, mais no sentido de comparação de funções. Como praxe de qualquer banca, quanto à pontuação, o comum é cobrar a presença da vírgula, além da justificativa para o emprego dos travessões, das aspas e dos dois-pontos.