O Exame Nacional do Ensino Médio, neste ano, será realizado de duas formas: digital e impresso. O objetivo do governo é tornar o ENEM totalmente digital a partir de 2026. O primeiro teste será realizado este ano em diversas cidades do país.

O novo formato, no entanto, gerou muitas dúvidas nos alunos como: onde será realizada a prova? Em casa? Não. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os alunos terão que se locomover até os locais estabelecidos pelo próprio instituto para participar do Enem Digital. A prova deverá ser feita por computadores disponibilizados pelas universidades, onde as provas serão aplicadas.

O INEP disponibilizará a nova modalidade de prova digital para até 100 mil candidatos, até o momento 95.625 alunos escolherem a modalidade digital, e 2.286.611 optaram pela prova impressa, um total de 2.382.237 inscritos no ENEM 2020. As inscrições vão até o dia 22 de maio através do site https://enem.inep.gov.br/


ENEM DIGITAL, O QUE MUDA?

As questões no novo modelo poderão ter ferramentas tecnológicas como: vídeos e infográficos, enquanto a prova em papel fica restrita somente a textos e imagens.

O preenchimento do gabarito tradicional demandava muito tempo, por isso, no Enem Digital o aluno terá somente que selecionar a opção desejada.

Vale lembrar:

  • Após a inscrição ser efetivada na modalidade digital não será possível alterar para prova impressa e vice-versa.
  • Não será possível usar computador particular;
  • A modalidade digital não contemplará recursos de acessibilidade, por enquanto. Os candidatos que precisarem de algum auxílio nesse sentido, deverão se inscrever para as provas impressas;
  • O Enem Digital será aplicado somente em locais específicos. São eles: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), cujas cidades disponíveis devem ser consultadas e marcadas no ato da inscrição, pelo candidato.

COMO SERÁ A REDAÇÃO NO ENEM DIGITAL?

A prova de redação será realizada em formato impresso para todas as modalidades. Ou seja, no caso do Enem digital as questões objetivas poderão ser respondidas no computador, mas a redação será feita à mão.


CRONOGRAMA DAS PROVAS

As provas do Enem estão previstas para 1 e 8 de novembro na modalidade impressa. Já, o Exame Digital deverá ser realizado no dia 22 (5 horas e 30 minutos de duração) e no dia 29 de novembro de 2020 (5 horas de duração). A aplicação das provas exigirá que o candidato compareça ao local destinado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.