Nível médio X nível superior.

Existe muita diferença entre prova de nível médio e prova de nível superior para Língua Portuguesa? Em relação à profundidade teórica das questões, não há muita diferença. Na realidade, o conteúdo cobrado para conhecimentos básicos (dentre os quais, temos a Língua Portuguesa) abarca o que estudamos em Língua Portuguesa durante o Ensino Fundamental e o Ensino Médio (porque quase não há disciplinas de LP no Ensino Superior).

Então, qual é a diferença entre essas provas? As bancas costumam apostar em dois pontos principais: as fontes das quais os textos são extraídos e as questões de interpretação. Em uma prova de nível médio, é mais comum notar textos retirados de blogs, de editoriais mais simples, de páginas que discutem assuntos mais próximos ao cotidiano das pessoas. Além disso, as questões de interpretação costumam ficar mais no nível de referenciação (descobrir que elemento é retomado por um pronome ou por uma expressão sinonímica) e da compreensão superficial das informações. Já, nas provas de nível superior, as bancas costumam apostar em textos mais próximos da Filosofia e do Direito; alguns são teses de doutorado ou trechos de obras literárias mais complexas (com um grande deslocamento temporal).

Então, podemos concluir que a os assuntos não serão divergentes relativamente à distinção entre o nível teórico exigido pelas bancas. Nosso maior desafio será, com efeito, voltado para a capacidade de leitura e interpretação das bases textuais selecionadas pelas bancas examinadoras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: