Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença.
Benjamin Franklin
Desejamos uma vida em paz, sem problemas e sem qualquer tipo de tribulação. Isso é um erro em si, porque a vida é feita por uma constante tentativa de solucionar questões que se mostram aparentemente importantes aos nossos olhos.
É curioso que ninguém precisa, de fato, solucionar os problemas, visto que – da mesma forma que eles vêm – eles também se evadem de nossas vidas. Não se deve desviar do sofrimento, sob pena de que ele se agigante diante de nossos olhos. Deve-se, com efeito, descobrir o motivo pelo qual sofremos e compreendê-lo. O conhecimento consegue apaziguar qualquer sofrimento, pois é a partir dele que depuramos os sentimentos.
A razão pode ser uma poderosa válvula de escape para que fujamos da torre de isolamento em que os problemas nos aprisionam. Sentimo-nos praticamente sem ar, sufocados. Entretanto, a porta para deixar essa clausura está também diante de nossos olhos. A forma como olhamos para o que chamamos de problema diz mais a respeito de nós mesmos do que do problema em si. Aquilo que julgamos ser um problema revela mais as nossas falhas de espírito do que a própria situação.
Para de ver os fatos da vida como problemas e veja simplesmente como são: fatos da vida, com seu início, sua duração e seu fim.
Pablo Jamilk