O caminho dos preguiçosos é cheio de obstáculos, ao passo que o do diligente não tem quaisquer embaraços.
Benjamin Franklin
Quem não consegue dirigir o espírito à prática da diligência sempre acaba sofrendo por não atingir aquilo a que se dispôs algum dia. Não que todos sejam obrigados a buscar sucesso ou felicidade, mas o fato é que, comumente, nos deparamos com pessoas que olham tanto para aquilo que não conseguiram atingir e praguejam, em busca de um culpado.
A responsabilidade por todos os nossos atos é exclusivamente nossa. Jean-Paul Sarte pode ser interpretado dessa forma: primeiramente, é preciso existir; depois é que se descobre qual é a essência de nossa existência. A pessoa que interrompe sua vida por causa da lassidão (da preguiça, em bom português) vê sua vida repleta de problemas e de dificuldades, que surgiram justamente pela displicência com que tratou aquilo que deveria ter sido feito ou ajustado.
Note que o indivíduo que se volta a fazer poucas coisas consegue finalizar tudo, ou quase tudo, com um sorriso no rosto, porque entendeu que o caminho é justamente estar sempre em movimento, sem pensar em um fim ou um começo. Assumir a responsabilidade pelos obstáculos muito se relaciona com abandonar o posto de vítima das contingências e levantar a bandeira do protagonismo.
Pablo Jamilk