Por que você não aprende Português?

Fala aí, minha galera? Tudo bem?

 

Vamos conversar sobre um assunto importante: por que você não consegue aprender Português? Será que essa é realmente a língua mais difícil do planeta?

A resposta é, evidentemente, negativa para essa segunda pergunta. Língua Portuguesa não é a língua mais complexa do mundo. Na realidade, por ser a última língua proveniente do Latim, há algumas peculiaridades que ela foi adquirindo com o passar do tempo, a exemplo de diversos vocábulos de distintas ascendências.

Mas nem tudo é dificuldade em Português. Há muitas sentenças que saem de maneira intuitiva em nossa prática linguística cotidiana. Acertamos muito mais do que erramos, na realidade. Então, por que essa impressão de que é tão difícil?

Acreditamos que há uma miríade de exceções no Português, e isso atrapalha muito. É um tipo de lição que se ensina desde a mais tenra infância ao aluno: “Português tem milhares de regras e milhões de exceções!” O que é uma besteira, de fato. Aliás, só existe exceção, porque alguém está usando a língua. É assim que elas surgem: pelo uso!

O maior obstáculo para uma pessoa aprender, de verdade, a Língua Portuguesa é a falta de organização. Qualquer estudo de um idioma deve ser sistematizado. Lembre-se de que – se você já for um falante de Português – você não vai estudar a língua para simplesmente propósitos comunicativos. Vai estudá-la para compreender o seu funcionamento, ou seja, você precisa aprender as normas gramaticais. Há uma ordem correta para você seguir, nesse caso, o que torna tudo muito mais simples. A ordem é a seguinte:

  • Morfologia – a estrutura das palavras
  • Sintaxe – a função das palavras
  • Semântica – o significado das palavras
  • Pragmática – o sentido das elocuções.

Você ainda pode caminhar para o estudo de Fonética e Fonologia, se tiver interesse na parte “acústica” do processo. Do contrário, siga essa ordem, pois é a mais intuitiva nesse processo!

 

Muito obrigado pela leitura e até o próximo artigo!

 

Prof. Pablo Jamilk

Um comentário sobre “Por que você não aprende Português?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.