A série do Concurseiro

Olá, guerreiros do concurso!

No post de hoje, vou falar sobre duas coisas de que gosto muito: concursos e séries! Eu não sou daqueles que mais estão atualizados com relação às séries (principalmente por causa da rotina), mas já acompanhei algumas. Creio que o suficiente para poder escrever esse artigo. Vamos descobrir que tipo de concurseiro você é:

Concurseiro Dexter Morgan (Série “Dexter”)

dextermorgan

Há algum tempo, enquanto estávamos na época áurea dos editais, parecia que nosso universo era o do Dexter: a cada episódio, um edital novo, uma nova chance de matar uma série de questões e exterminar uma vaga que caminhava livremente entre as pessoas. O mais interessante era que o concurseiro Dexter era meticuloso, planejava-se, buscava conhecer todos os detalhes da banca examinadora, para – então – pegá-la de surpresa, aniquilando sorrateiramente qualquer prova que pudesse apresentar. Assim como o protagonista da série, o concurseiro Dexter deu um jeito na própria vida, e foi viver com o seu cargo, depois de poder escolher entre muitos. Ressalto que o planejamento sempre foi a maior arma do concurseiro Dexter Morgan.

Concurseiro Barney Stintson (Série “How I Met Your Mother”)

HOW I MET YOUR MOTHER

O concurseiro Barney faz mais o tipo Casanova. Na realidade, ele está pouco interessado se vai ser aprovado ou não. Seu objetivo é entrar num curso preparatório para poder conseguir umas gatas, pois ele acredita muito em seu potencial de galanteador. Usualmente é visto com um copo de uísque na mão em todas as baladas possíveis da humanidade. Sempre matriculado regularmente em um curso, ninguém sabe o que ele faz, de onde tira dinheiro, mas está sempre com uma roupa de marca (“Suit up”), tem um carrão, material bom (mesmo que não tenha anotado uma linha nele).

Concurseiro Ted Mosby (Série “How I Met Your Mother”)

ted-mosby

Você já imagina que esse cara é aquele que tem todos os resumos; todos os materiais do Estratégia e do Ponto (sim, comprou dois cursos em pdf para poder compará-los); todas as videoaulas possíveis e imagináveis. Sabe cada artigo de cada lei já escrita, sete ou oito jurisprudências sobre esses mesmo artigos. Apesar de tudo isso, apesar de ser o “pai de Deus” no conhecimento; tem relativa dificuldade de ficar estável no relacionamento com um cargo, fica pulando de aventura em aventura com um amor platônico por um cargo (Delegado de Polícia Civil, por exemplo), mas termina falando sobre como passou no concurso para Fiscal do ICMS.

Concurseiro Michael Scofield (Série “Prision Break”)

michael-scofield-prison-break-wentworth-miller-a

Simplesmente o cara que passa em qualquer concurso. Ele nem precisa saber toda a matéria, mas sabe o que é necessário para responder às questões da prova. Fica no curso fazendo cara de tongo, apertando o olho meio que sensualizando geral (você até pensa que é um concurseiro Barney); quando vê, o cara foi aprovado para o cargo de Vice-Deus. Dificilmente fica se vangloriando a respeito do tempo que passa estudando ou o que já fez na vida, mas você sabe que não é pouca coisa.

Concurseiro Lincoln Burrows (Série “Prision Break”)

lincoln_burrows

Há pouco para falar sobre esse cara, mas basicamente é o seguinte: já fez um monte de cagada na vida; para se dar bem, vive colado no concurseiro Michael Scofiled, porque esse “manja das manjarias”: pega tudo quanto é dica que ele passa, mesmo que não saiba muito bem como ela vai funcionar.

Concurseiro Walter White (Série “Breaking Bad”)

walter-white

Inteligente além da conta. Sabe muito mesmo, mas tem medo de arriscar qualquer passo, porque é conservador demais. Acha que está muito velho para tentar alguns cargos e algumas empreitadas. Faz inscrição apenas para o concursos de que sua mulher gosta. Não estuda de madrugada, não sai de casa sem levar todo o material. Está sempre bem alinhado na terceira carteira da segunda fileira no curso preparatório.

Concurseiro Heisenberg (Série “Breaking Bad”)

breaking_bad_walter_white_1920x1080_63542

Depois de despirocar geral, o concurseiro Walter White se transforma no cara que mete medo na concorrência. Seus textos de prova discursiva são tão bons, sua respostas objetivas tão precisas; que as bancas examinadoras chegam a pedir para ele ir prestar o concurso. Quando o cara faz inscrição para concurso dividido por gerências (tipo o INSS), ninguém quer ficar na gerência em que ele está inscrito. Faz o que for necessário para ser aprovado seguindo uma lógica simples, que aprendera com um antigo associado: a man provides!

Concurseiro “The Walking Dead” (Série “The Walking Dead”)

zumbi

Esse é o concurseiro que já nem sabe mais quem é, ou mesmo o que estudar. Passou um tempo graúdo estudando para um cargo X, depois foi para um cargo Y, daí para um cargo Z. Não passou em nada, mas ficou firme. Chegou o tempo das vacas magras: quase nenhum edital! O cara varou madrugadas; olheiras cresceram; vive à base de café e ataca qualquer sombra de edital que possa aparecer em sua frente.

Com qual desses aí você se identifica mais?

Olha, eu sei que daria para fazer um post falando sobre cada personagem de cada série e fazer uma associação diferente com cada um; mas eu gostei de como esse ficou. Talvez, faça isso mais para frente.

Força, guerreiros!

3 comentários sobre “A série do Concurseiro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.