Sobre o fracasso

O fracasso quebra as almas pequenas e engrandece as grandes, assim como o vento apaga a vela e atiça o fogo da floresta.

(Benjamin Franklin)

A palavra “fracasso” sempre soa dolorida em nossos ouvidos! Isso porque temos a tradição de acreditar que o fracasso é fruto de um erro, e nunca queremos aceitar que somos falíveis, que podemos errar.

Isso é extremamente ruim, principalmente se considerarmos que o erro é o primeiro passo para uma grande lição que a vida nos quer ensinar. Não há como aprender de maneira eficaz, sem que tropecemos um pouco, ou sem que experienciemos o sabor amargo de algumas derrotas. É exatamente esse sentimento que devemos conhecer para aprendermos a evitar. Como se conhece um inimigo para poder antever seus movimentos.

Não deve haver vergonha em assumir a responsabilidade pelos erros. Como a frase de Franklin ali acima, o fracasso deve fazer a alma grandiosa se inflamar, para buscar uma vitória grandiosa, uma mudança grandiosa.

A grande âncora que carregamos é a vergonha de termos errado, ela está associada a uma corrente pesadíssima que é o medo de assumirmos nossos erros. Entenda que cada cicatriz que você carrega traz a lembrança de sua história. Cada marca da vida é uma parte da sua identidade. Sem elas (por piores que sejam), talvez você não fosse você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s