A paz vem de dentro de você…

A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.
(Buda)


            Talvez a missão mais árdua e mais difícil seja encontrar a paz de espírito. Não porque ela exija grande busca ou viagens intermináveis, mas porque ela exige sabedoria. E a sabedoria não vem necessariamente dos compêndios variados ou das lições das academias. Evidentemente que a sabedoria pode passar por isso, mas não reside nisso. A sabedoria emerge do silêncio dos anos que foram desacelerados; dos anos que não estão mais com pressa de viver. Esses anos sabem que a vida é fugidia e tresloucada e que precisa ser vivida lentamente, analiticamente.

            Essa frase de Buda faz pensar sobre quais são os locais onde buscamos nossa paz. É sempre um fatal erro buscar a paz em outras pessoas, em bens materiais, em realizações, em profissões e tudo aquilo que se erige como uma construção social. Na verdade, muitos podem buscar relaxamento; mas estar relaxado não é estar em paz – a paz é um estado de espírito que, uma vez atingido, vale por um milhão de descargas de endorfina.

            É, no mínimo, besteira falar que você não precisa de nada para estar em paz. Precisa sim. Entretanto, antes de buscar seus pilares de pacificidade, busque rever seus valores e filtrar aquilo que lhe mais faz bem, aquilo que completa sua existência. Às vezes, encontramos isso em uma página de livro, em um verso de poema, em notas do piano, em olhares da pessoa amada, ou mesmo em um riso amigo. Aprender a valorizar aquilo que não se troca por moedas é o maior desafio da contabilidade da vida. O patrimônio da paz de espírito é tão intangível que não pode ser calculado. Nem mesmo as mais potentes calculadoras, os mais avançados computadores conseguiriam processar isso, pois a plenitude de respirar ante uma cena da natureza e descobrir, na pequenez do ser humano, a dimensão do mundo e o prazer de ser uma ínfima criatura exige uma máquina emocional, da qual apenas nós somos dotados. 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s