5 considerações sobre a suspensão dos concursos públicos

Olá, guerreiros! Em alguns momentos, parece ser meio hipócrita eu começar a conversa pedindo força para vocês! Hoje parece ser um desses dias. Depois de ler bastante sobre essa tão comentada suspensão dos concursos, farei algumas considerações que (espero) possam trazer uma palavra mais decisiva para vocês – seja para continuar, seja para largar mão. 

1 – O nome é suspensão!

 Eu não consigo entender a origem do problema de interpretação que algumas pessoas possuem. Em todo esse palavrório falado até agora, o nome que circula é SUSPENSÃO, ou seja, ninguém falou em extinção. Li uma cascata de comentários derrotistas do tipo “agora não adianta mais”, “agora tudo acabou”, “só me faltava essa”, “nem vou mais estudar” e coisas do tipo. Todos esses que assim pensaram se enquadram no grupo dos imediatistas – querem passar; querem passar logo; querem que o concurso venha logo; meu deus, que concurso demorado; está demorando demais; nossa, nem deu tempo de estudar direito! 
Quero dizer: esse nome só atinge o pessoal iniciante que acredita em uma transformação mágica de conteúdos em uns 3 meses. Os demais continuam firmes no propósito. 

2 – Nem tudo é tão bom assim! 

 Você também não pode ser um grande iludido nessa história toda. O pessoal que vive de concurso público precisa continuar ganhando a vida, então farão de tudo para minimizar a situação. Eu vivo disso, sou professor, mas não tenho medo de dizer que a maré não é tão favorável assim. Tempos de arrocho, tempos de seleção: quem quiser é livre para desistir, mas não fique de boca miúda enchendo o saco de todo mundo por causa disso: há pessoas que vão continuar estudando e que não precisam da sua chatice colocando-as para baixo! Quando você resolver voltar a estudar, haverá uma fila muito maior à frente. 

3 – Nem tudo parou!

A notícia assustou, mas muita coisa continua. Não é possível sair assim com tanto desespero. O melhor é aguardar as próximas resoluções para ver qual será o desdobramento, ou seja: “assistir à guerra enquanto treina”!

4 – Como estudar agora? 

Exatamente do mesmo modo: continue com os planos de estudo, com os exercícios. Esse é o momento certo para investir. Sério? Sim! Agora, como o impacto é forte, as ofertas dos preparatórios hão de aumentar – todo mundo quer bater metas, manter seu nome no mercado. Faça suas pesquisas e descubra um modo de se aproveitar dessa situação. 

5 – Isso já aconteceu antes? 

Talvez não com o mesmo panorama econômico, mas já aconteceu. Em 2011, uma notícia da mesma natureza foi anunciada. Os concursos foram interrompidos? Não, simplesmente porque não é possível interromper a “máquina pública”.
Em suma: estude mais, preocupe-se menos! 
Grande abraço! 
Anúncios

6 comentários em “5 considerações sobre a suspensão dos concursos públicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s