5 coisas que todo concurseiro deve saber

Guerreiros do concurso, força! Aqui é o professor Pablo Jamilk! Neste post, vou falar um pouco sobre 5 aspectos importantíssimos que todo concurseiro deve saber para atingir seus objetivos. 

1 – Concurso público é uma guerra! 


Sim, é uma guerra! E uma guerra ferrenha! Já foi o tempo em que qualquer pessoa, com um pouco de sorte e algumas doses de instrução básica, conseguia ser aprovado em um concurso. Hoje, as bancas se especializaram na cobrança dos conteúdos; os candidatos começaram a entender a necessidade de uma preparação especializada; as vagas estão muito mais disputadas e o período de preparação começou a ser mais valioso. Há vários inimigos que você precisa derrotar: o tempo curto, a falta de condições para estudar, a cobrança da família e dos amigos, a banca examinadora, os concorrentes, a pressão de realizar a prova e por aí vai! 
Dica: busque sempre uma preparação consistente e antecipada! 

2 – Quantidade nem sempre significa resultado!


Muita gente gosta de contar vantagem quando o assunto é estudo. Dizem que estudaram 8, 10, 12, 16 horas cronometradas! Em grande parte das vezes, é mentira! Veja onde essas mesmas pessoas postam isso: Facebook, Instagram, Twitter etc. Ora, quem está estudando nem liga para esse tipo de besteira. Se você se sente mal quando vê alguém dizendo que estudou 20 horas – quando você mal conseguiu ficar 2 horas lendo um material, deixe estar! É melhor ter qualidade em uma leitura detida de pouco tempo do que levar 20 horas disperso para contar vantagem. Pode ser que você consiga ficar 20 horas, ou mesmo que você necessite desse tempo para aprender, mas não se paute por isso! As pessoas não são iguais! 

3 – A vida do concurseiro é difícil pra caramba!


Se você está pensando em fazer um curso preparatório porque “todo mundo está fazendo”, pare agora! Você está passando vergonha! A vida do concurseiro não é nada fácil: é uma vida bandida de abnegação. Você deve abandonar vários prazeres, buscar a disciplina que nunca teve; evitar festas, encontros, baladas, todas essas coisas que “gente normal” gosta de fazer. Vai viver com livro debaixo do braço, lendo em ônibus, fila de banco, na cama, no sofá, na mesa, no banheiro. Respirar legislação, virar o chato da Língua Portuguesa com o tempo e com o costume de estudar. Se não é isso que quer; se sua intenção for a de fazer amigos, vá a um barzinho e não faça volume na sala de aula!

4 – Lebre ou tartaruga?


Nem sempre você começa a estudar moendo em todos os conteúdos. Pode ser que você necessite de uma fase de adaptação, para reunir conhecimentos que ainda não possuía. Entenda que a paciência e a resiliência (capacidade de se adaptar às novas situações e manter-se fiel ao seu objetivo) são atributos essenciais de qualquer concurseiro. Mantenha o seguinte pensamento: você tem duas opções – desistir e não passar em nada; persistir e passar em algum momento. 

5 – Cuidado com o Fast Food concurseiro!


Que todos os concurseiros querem passar é sabido. Que nem todo mundo tem paciência é ainda mais evidente. Logo, começam a surgir fórmulas milagrosas que prometem acelerar seus estudo, melhorar sua capacidade em 5, 10, 15 ou 20 vezes. Promessas de futuro melhor, promessas de aprovação facilitada, promessas e mais promessas. Tudo para que você invista seu tempo, suas esperanças, suas emoções e, principalmente, o seu dinheiro! Caia na real! Há apenas um caminho para ir bem em uma prova: estudar e buscar aprender o que se cobra nas provas! Algumas pessoas precisam mais de uma orientação psicológica do que de uma orientação instrucional (de conteúdo). Então, seja honesto consigo: se o problema for de matéria, busque um professor; se for de ordem psicológica, busque um analista! O Fast Food concurseiro engana fácil e cria grandes expectativas, as quais podem se transformar em grandes frustrações! 
Acredito que são 5 realidades que todo concurseiro deve saber! 
Grande abraço! Bons estudos!
Força, guerreiros!
Anúncios

5 comentários em “5 coisas que todo concurseiro deve saber

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s